Diretório Acadêmico

O D.A. (Diretório Acadêmico) é o núcleo inicial de toda a rede do Movimento Estudantil. É o canal que consegue dialogar com os estudantes de cada sala de aula nos quatro cantos do Brasil. A representatividade do mesmo está diretamente relacionada à sua capacidade de ouvir e representar os estudantes do curso.
 
Cabe ao D.A, entre suas tarefas, promover discussões com os estudantes do curso para encontrar soluções nos empecilhos que se apresentam, seja nas relações com professores, temas vinculados aos conteúdos das aulas, currículo de curso ou mesmo questões administrativas e políticas.
 
Ele precisa manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, fomentando debates, reuniões, festas e calouradas da maneira mais democrática e aberta possível, para que as pessoas interessadas possam participar. Além disso, deve ser um fiscalizador das atividades da instituição. Deve lutar contra as ações que prejudiquem os estudantes. Deve, ainda, observar as formas de aplicação dos recursos e a transparência dos órgãos gestores da universidade, lutando contra seu sucateamento.
 
O Diretório Acadêmico de Museologia Profª Maria Célia Teixeira da Universidade Federal da Bahia (DAMUSEO/UFBA) é a mais tradicional entidade estudantil entre os Centros/Diretórios/Coletivos Acadêmicos de Museologia os estados. Isso foi demonstrado em 2008 quando, a partir do DAMUSEO/UFBA, surgiu a ideia da construção da Executiva Nacional dos Estudantes de Museologia (ExNEMus) no Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia (ENEMU) – Florianópolis. 
 
Graças ao respaldo do nosso curso, e do nosso Diretório Acadêmico, a proposta de construção da ExNEMus, foi aceita de forma calorosa, proporcionando aos estudantes de todo o país uma potente ferramenta de integração.
 
Atualmente, na Gestão Musas da Resistência, estamos empreendendo esforços para promover a integração do curso, por exemplo, através de comunicação efetiva com o corpo discente e da Semana de Calouros. Queremos realizar eventos que consigam difundir discussões contemporâneas do campo museológico e que possam refletir sobre a realidade que estamos inseridos, seja no curso, na universidade e até mesmo no cenário político nacional.
 
Para tanto, é necessário que aqueles que estejam dispostos, e puderem, colaborem conosco, a fim de conseguirmos cumprir todas as demandas que se apresentam, além de continuarem a tradição de representatividade do Diretório Acadêmico. 
 
Venha fazer parte do DAMUSEO!
 

Andressa Batista | Dálete Brandão | Inah Irenam | Lucas Mahacri | Natalia Otero | Rafael Almeida

 
Autor: Rogério Santos.
Colaboradores: Cicélia Padre; Diego Rabelo; Mariana Rodriguez; Natália Borges; Natália Otero; Rodrigo Kelmer.

 

Para ver a ata histórica de fundação do Diretório Acadêmico de Museologia UFBA em 26 de maio de 1982, clique aqui.