Concepção de espaços museológicos através das TIC: experiências digitais em museus e na WEB

Este projeto objetiva a realização de uma investigação caráter teórico e empírico no campo da concepção e manutenção de museus na internet (museu virtuais, cibermuseus, museus digitais...) através das funcionalidades da WEB, tendo como resultado final o lançamento do Museu Digital da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê. Esta instituição cultural foi escolhida por tratar-se de uma das manifestações originais da cultura afro-baiana, criadora de uma forma inovadora de bloco carnavalesco (bloco afro) a e que ainda não foi reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial. Além disso ela é uma das referências locais no panorama mundial da diáspora africana, recebendo vários prêmios e homenagens nacionais e internacionais pelo seu trabalho educativo e inclusivo para populações negras. Com este projeto, especificamente, buscamos criar estratégias para a aquisição, criação, preservação, divulgação e exposição dos documentos e informações da memória e patrimônio através de museus digitais.

.Ano: 2013 - Atual.

Rita de Cassia Maia da Silva

Lidia Oliveira; Pedro Beça.