O Curso de Museologia da UFBA

Desde 1970, o Curso de Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia está em funcionamento. Criado pelo professor do Departamento de Ciências Sociais da UFBA, o espanhol Valentin Rafael Simon Joaquim Calderón de La Vara, desde então vem passando por amplas transformações, a fim de acompanhar as demandas do campo museológico.

O Curso de Museologia da UFBA é o precursor na região nordeste e o primeiro no Brasil a ser instituído e instalado dentro de uma universidade. Reconhecido pelo Conselho Federal de Educação, através do decreto nº 83.327 de 16 de abril de 1979, ano de primeira alteração do seu currículo, que teve como finalidade a adaptação ao avanço do campo teórico e prático da Museologia no Brasil.

Nos seus primeiros anos, o Curso funcionou no Museu de Arte Sacra e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, vinculado ao Departamento de Historia até o ano de 1992, quando suas instalações passaram para o Departamento de Museologia na FFCH.

O Bacharelado em Museologia da UFBA seguiu o modelo do primeiro currículo mínimo expresso pelo Parecer no 971/69 e pela Resolução no 14/1970, do Conselho Federal de Educação (CFE), mas vem sendo alterado e readequado com a ampliação das temáticas discutidas pela área longo dos anos. Com a última Reforma Curricular o Departamento ampliou de 9 (nove) disciplinas para 29 (vinte nove) oferecidas pelos docentes do Departamento de Museologia. E conta ainda com mais 8 (oito) disciplinas de outros Departamentos, oferecidas entre o primeiro ao terceiro semestre. O curso oferece 40 vagas anuais, podendo ser cumprido em 7 (sete) semestres, no turno diurno.

Iraci Oliveira dos Santos

Projeto de pesquisa: Do sonho à ação realizada: a criação do curso de museologia da UFBA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Museologia