Projetos de Pesquisa

O projeto visa à produção de protocolos para musealização de obras/ações performáticas em museus de arte públicos brasileiros, a partir do mapeamento das práticas que orientam políticas aquisitivas, do histórico de musealização e de práticas existentes de preservação de ações performáticas nessas instituições. À vista do caráter instável das obras de arte da performance e dos desafios de sua musealização, sobretudo para políticas de aquisição dos museus, a proposta busca oferecer instrumentos às instituições e apresenta a viabilidade de musealização dessa linguagem. Tais protocolos serão constituídos por meio do desenvolvimento de guias práticos depositados em repositório digital. Para tanto, buscamos ofertar orientações para: [1] identificação da obra (documentação); [2] plano de conservação; [3] plano de ativação (contrato e questões jurídicas), quando for o caso; [4] histórico das ativações, quando for o caso. Pesquisas anteriores realizadas pelos membros do Grupo de Pesquisa Musealização da Arte justificam a necessidade de abordar o problema para musealização dessas obras/ações diante das limitações de recursos das instituições. Assim, diante do contexto brasileiro, investigaremos estratégias de criação de protocolos específicos para a musealização e arquivamento de práticas performáticas a partir de pesquisas de experiências brasileiras e estrangeiras. Ainda, em pesquisas prévias do grupo constatam-se a chave de análise da performance a partir da noção de efemeridade; das dificuldades de acordos para ativação das obras nos museus; e dos desafios de adequação dos processos de preservação à linguagem. Para a execução do projeto, serão realizados revisão de literatura sobre práticas de preservação; entrevistas com especialistas; seminários temáticos para debater processos de arquivamento, legislação pertinente (direito autoral e patrimonial) e políticas de aquisição; visitas técnicas a acervos; e criação de protocolos consultivos de preservação.

Ano: 2022 - Atual

 
Professor:

Anna Paula da Silva

Estudantes:

Monique Batista Malgadi; Emerson Dionísio Gomes de Oliveira; Fernanda Werneck Cortês; Bianca Andrade Tinoco; Juliana Pereira Sales Caetano; Pedro Ernesto Freitas Lima; Renata Cardozo Padilha; Daniela Félix Martins Kawabe; Mariana Estellita Lins Silva; Magali Melleu Sehn.

Este projeto tem como objetivo compreender a musealização e o arquivamento da arte contemporânea em museus públicos, sendo os objetivos específicos: mapear o referencial teórico sobre a temática; construir protocolos de preservação para a musealização e o arquivamento de obras e de documentos sobre as / das obras, especialmente da arte da performance; documentar acervos documentais e artísticos; e discutir a viabilidade da informatização desses acervos. Metodologicamente, a pesquisa tem as abordagens exploratória, bibliográfica e documental, o que envolve revisão de literatura, mapeamento de projetos, plataformas e experiências nacionais e internacionais, contato com o acervo documental e artístico, tendo como produtos finais plataforma com o mapeamento de referências da temática, de protocolos de preservação da performance e a contribuição com a gestão do acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), principalmente, a organização do acervo documental, a criação de taxonomias e a informatização do acervo artístico, com o uso de banco de dados e do Tanaican. Desse modo, a proposta de pesquisa contribui para a constituição de uma equipe de pesquisadoras e pesquisadores aliada aos pesquisadores-profissionais da instituição, de modo a debater e construir processos de gestão de acervos.

Ano: 2022 - Atual

 
Professor:

 Anna Paula da Silva

Estudantes:

Gustavo Spinola dos Santos; Lucas Eduardo Oliveira Santos; Lorrana Brito de Almeida.

O Projeto tem origem numa pesquisa, iniciada em 2006, com título e temática voltados para os Ex-votos do Brasil, aprovada em maio de 2006 pelo CNPq, com auxílio à pesquisa nas salas de milagres dos santuários do Brasil, iniciada pelos grandes santuários. Passou pelas fases "América do Norte" e "América Central", e com esta nova temática conquistou bolsa de produtividade 2 no CNPq em 2020.

Ano: 2019 - Atual

 
Professor:

José Cláudio Alves de Oliveira

Estudantes:

Sasha Morbeck Miranda; Fernanda Assunção Camelier Mascarenhas.

Esta investigação desenvolvida na Linha de Pesquisa Museologia e Memória Afro-Brasileia, do Grupo de Pesquisa Observatório da Museologia Baiana, é um desdobramento e aprofundamento das reflexões sobre a ação da polícia no processo de controle e repressão aos terreiros de candomblé na cidade de salvador, a partir do projeto Coleção Estácio de Lima. Esta fase é dedicada à leitura dos Boletins de Ocorrência e outros documentos produzidos pela DJG, bem como notícias em jornais sobre a ação desta Delegacia.

Ano: 2015 - Atual.

Professor:

Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha

Estudantes:

Nirlene Nepomuceno

Sob a coordenação do Prof. Marcelo Nascimento, este projeto objetiva estudar o processo de patrimonialização da cultura afro no Brasil, notadamente na Bahia, analisando a formação de coleções, processos curatorias, exposicões e atividade de difusão.

Ano: 2015 - Atual.

Professor:

Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha

Estudantes:

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Este projeto objetiva a realização de uma investigação caráter teórico e empírico no campo da concepção e manutenção de museus na internet (museu virtuais, cibermuseus, museus digitais...) através das funcionalidades da WEB, tendo como resultado final o lançamento do Museu Digital da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê. Esta instituição cultural foi escolhida por tratar-se de uma das manifestações originais da cultura afro-baiana, criadora de uma forma inovadora de bloco carnavalesco (bloco afro) a e que ainda não foi reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial. Além disso ela é uma das referências locais no panorama mundial da diáspora africana, recebendo vários prêmios e homenagens nacionais e internacionais pelo seu trabalho educativo e inclusivo para populações negras. Com este projeto, especificamente, buscamos criar estratégias para a aquisição, criação, preservação, divulgação e exposição dos documentos e informações da memória e patrimônio através de museus digitais.

.Ano: 2013 - Atual.

Professor:

Rita de Cassia Maia da Silva

Estudantes:

 Lidia Oliveira; Pedro Beça.

Em outubro do ano de 2018, a Universidade Federal da Bahia, por meio do Programa de Pós-Graduação em Museologia assinou convênio de cooperação com a Université de Toulouse III/ Paul Sabatier/ Ciências da Informação e da Comunicação visando aprofundar os estudos e vivências no campo das coleções universitárias que existem no âmbito das duas universidades mencionadas. Tal proposta de convenção prevê a realização de pesquisas, em conjunto, sobre os bens culturais como também a realização de seminários que objetivam a troca e divulgação de informações sobre os trabalhos que envolvem as coleções das duas instituições. Os primeiros resultados do presente convênio, começam a se manifestar, pois no ano de 2019, deveremos realizar lançamento de uma publicação franco-brasileira, com o patrocínio da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal Docente (CAPES), como forma de compartilhar os primeiros resultados das pesquisas, advindas do convênio mencionado. Além disso, a Université de Toulouse III/Paul Sabatier está organizando uma Jornada Internacional de Estudos que deverá ocorrer no mês de novembro do corrente ano. Dessa forma, a presente proposta tem como meta principal o fortalecimento do convênio entre as duas universidades mencionadas através da viabilização da participação da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia, na Primeira Jornada Internacional de Estudos sobre Patrimônio Científico e Coleções Universitárias que está sendo organizada pela equipe de pesquisadores do LERASS ( Laboratório de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Ciências Sociais da Universidade de Toulouse) na Université de Toulouse, no quadro do acordo de parceria assinado entre as duas instituições de ensino superior. No caso da proposta em questão, trata-se de uma viagem de estudos que viabilizará a coleta de informações e o conhecimento das coleções universitárias toulonenses, além de proporcionar a oportunidade de divulgarmos as coleções e experiências dos museus da Universidade Federal da Bahia. A Jornada Científica sobre patrimônio e coleções universitárias intensificará o intercâmbio e a cooperação cultural, além da troca de conhecimentos entre as áreas de Museologia e Patrimônio das Universidades Federal da Bahia e Toulouse.

Ano: 2018 - Atual.

Professor:

Sidélia Santos Teixeira

Estudantes:

Patrick Fraysse;  Viviane Couzinet.

Trata-se de um projeto na área da Museologia Social que contempla as comunidades de pescadores do litoral norte da Bahia (Siribinha, Poças, Buri no Município do Conde/BA). Por meio dessa pesquisa pretende-se compreender o surgimento da ideia de criação e as concepções de museu, patrimônio natural e cultural oriundas das comunidades envolvidas. Objetiva-se ainda produzir conhecimento inter- e transdisciplinar procurando contribuir para a solução de problemas nacionais em áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas de preservação e valorização do meio ambiente como patrimônio cultural. Contitui-se como um subprojeto vinculado ao projeto Educonde implantado por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Biologia da UFBA, coordenado pelo Prof. Dr. Charbel El Hani, articulado ao INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), financiado pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESB,. O IN-TREE inclui 154 pesquisadores e técnicos ambientais (20 deles bolsistas PQ do CNPq) de 49 laboratórios de 11 instituições brasileiras, principalmente do Nordeste, vinculados a 26 programas de pós-graduação (dos quais 10 possuem conceito entre 5 e 7) e 45 pesquisadores estrangeiros de 14 países. A referida pesquisa envolve professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas, tais como: Biologia, Museologia, Ciências Sociais, Educação, Ciência Política e Antropologia.

Ano: 2018- Atual.

Professor:

Sidélia Santos Teixeira e Charbel El Hani.

Estudantes:

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O ensino e a prática museal no campo da Arte Decorativa estiveram durante muito tempo aliados ao modo de pensar colonial, privilegiando concepções artísticas europeias (principalmente o Barroco, o Rococó e o Neoclássico), sacralizando objetos de exceção, como se o uso dos objetos decorativos estivesse restrito às classes nobres europeias, nas metrópoles e nas suas representações coloniais. Esta pesquisa está articulada aos conteúdos da disciplina Arte Decorativa, do curso de Museologia da UFBA, que desde 2002, em contrapartida aos conteúdos eurocêntricos, tem buscado apresentar elementos argumentativos que estimulam a descolonização do olhar, através da apresentação de experiências de Arte Decorativa nas mais diversas sociedades e tempos, abrindo novas possibilidades de discussão do conteúdo (Mobiliário; Prataria e Ourivesaria; Cerâmica e Porcelana). Fase Projeto de Iniciação Científica: de forma interinstitucional, através do projeto ?Memórias que vêm das palavras: olhares museológicos para as literaturas de mulheres negras? - em parceria com a professora Drª Luzia Gomes Ferreira (ex-bolsista IC), para construção de reflexões e ações museológicas, através da formação de bolsistas do curso de Museologia nas duas Universidades. O projeto na UFBA visa compreender como os objetos de arte decorativa são decifrados nas obras literárias selecionadas, e suas interfaces com aqueles expostos nos espaços expositivos selecionados. O campo de estudo de objetos é muito fértil, passa pelos estudos de cultura material, biografia dos objetos, oferecendo suportes para a compreensão da relação entre humanos e objetos, sua produção, comercialização, uso, descarte ou salvaguarda. O exercício de ?tecer teias?, proposto pelo projeto interinstitucional, na etapa da UFBA buscará construir processos reflexivos e de ação museal, que possam provocar novas possibilidades de registros dos objetos nos museus de arte decorativa, que têm silenciado, em suas etiquetas expositivas, a presença dos corpos africanos e afrodescendentes, a verdadeira força motriz do enriquecimento de outrora. Além dos dois museus de arte decorativa, localizados no Corredor da Vitória, o espaço empírico do Memorial de Mãe Menininha do Gantois, por possuir elementos de arte decorativa, com destaques expositivos voltados para as memórias africanas e afro-brasileiras também será também estudado, de forma a observar as permanências e rupturas com a lógica expositiva hegemônica, assim como os elementos que fazem aproximação ao mundo da biografia dos sujeitos nos objetos, argumentos já observados em ações docentes na instituição. A pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa: Observatório da Museologia na Bahia.

Ano: 2020 - Atual

Professor:

Joseania Miranda Freitas

Estudantes:

 Luzia Gomes Ferreira; Sílvia Raquel de Souza Pantoja.

O projeto tem a perspectiva de dar continuidade ao trabalho realizado durante a pesquisa de doutorado entre março de 2018 e junho de 2021 (quando da defesa da tese). O objetivo é da investigação é analisar as diretrizes para documentação de coleções, visando à identificação de quais delas poderiam ser recomendadas para a construção de sistema de documentação que utilizasse como critérios os métodos de trabalho arqueológico de campo a fim de possibilitar a atribuição de categorias de informação ao processo de gestão de coleções arqueológicas musealizadas.

Ano: 2018 - Atual.

Professor:

Luciana Messeder Ballardo

Estudantes:
Gabriela Santiago Gusmao; Ellizandra Pinheiro Reis;  Fernanda Assunção Camelier Mascarenhas; Estefany Silva Fonseca; Lilian Costa de Santana; Aiala Teixeira dos Santos; Regina Santos Lemos.