As redes da memória e do patrimônio e a construção da proposta de musealização, estudo e comunicação nas comunidades de Siribinha, Poças, Buri e Conde/BA/Brasil.

Resumo:

Trata-se de um projeto na área da Museologia Social que contempla as comunidades de pescadores do litoral norte da Bahia (Siribinha, Poças, Buri no Município do Conde/BA). Por meio dessa pesquisa pretende-se compreender o surgimento da ideia de criação e as concepções de museu, patrimônio natural e cultural oriundas das comunidades envolvidas. Objetiva-se ainda produzir conhecimento inter- e transdisciplinar procurando contribuir para a solução de problemas nacionais em áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas de preservação e valorização do meio ambiente como patrimônio cultural. Contitui-se como um subprojeto vinculado ao projeto Educonde implantado por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Biologia da UFBA, coordenado pelo Prof. Dr. Charbel El Hani, articulado ao INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), financiado pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESB,. O IN-TREE inclui 154 pesquisadores e técnicos ambientais (20 deles bolsistas PQ do CNPq) de 49 laboratórios de 11 instituições brasileiras, principalmente do Nordeste, vinculados a 26 programas de pós-graduação (dos quais 10 possuem conceito entre 5 e 7) e 45 pesquisadores estrangeiros de 14 países. A referida pesquisa envolve professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas, tais como: Biologia, Museologia, Ciências Sociais, Educação, Ciência Política e Antropologia.

Ano: 2018- Atual.

Professor-Coordenador:

Sidélia Santos Teixeira e Charbel El Hani.

Estudantes:

---------------------------