Patrimônio científico, coleções universitárias e mediações - Brasil e França

Em outubro do ano de 2018, a Universidade Federal da Bahia, por meio do Programa de Pós-Graduação em Museologia assinou convênio de cooperação com a Université de Toulouse III/ Paul Sabatier/ Ciências da Informação e da Comunicação visando aprofundar os estudos e vivências no campo das coleções universitárias que existem no âmbito das duas universidades mencionadas. Tal proposta de convenção prevê a realização de pesquisas, em conjunto, sobre os bens culturais como também a realização de seminários que objetivam a troca e divulgação de informações sobre os trabalhos que envolvem as coleções das duas instituições. Os primeiros resultados do presente convênio, começam a se manifestar, pois no ano de 2019, deveremos realizar lançamento de uma publicação franco-brasileira, com o patrocínio da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal Docente (CAPES), como forma de compartilhar os primeiros resultados das pesquisas, advindas do convênio mencionado. Além disso, a Université de Toulouse III/Paul Sabatier está organizando uma Jornada Internacional de Estudos que deverá ocorrer no mês de novembro do corrente ano. Dessa forma, a presente proposta tem como meta principal o fortalecimento do convênio entre as duas universidades mencionadas através da viabilização da participação da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia, na Primeira Jornada Internacional de Estudos sobre Patrimônio Científico e Coleções Universitárias que está sendo organizada pela equipe de pesquisadores do LERASS ( Laboratório de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Ciências Sociais da Universidade de Toulouse) na Université de Toulouse, no quadro do acordo de parceria assinado entre as duas instituições de ensino superior. No caso da proposta em questão, trata-se de uma viagem de estudos que viabilizará a coleta de informações e o conhecimento das coleções universitárias toulonenses, além de proporcionar a oportunidade de divulgarmos as coleções e experiências dos museus da Universidade Federal da Bahia. A Jornada Científica sobre patrimônio e coleções universitárias intensificará o intercâmbio e a cooperação cultural, além da troca de conhecimentos entre as áreas de Museologia e Patrimônio das Universidades Federal da Bahia e Toulouse.

Ano: 2018 - Atual.

Sidélia Santos Teixeira

Patrick Fraysse;  Viviane Couzinet.